UEPB - Repositório Digital

Transitividade verbal e o ensino funcionalista de língua: uma proposta didática

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Tavares, João Paulo Aguiar
dc.date.accessioned 2016-03-15T11:52:34Z
dc.date.available 2016-03-15T11:52:34Z
dc.date.issued 2014-11-17
dc.identifier.other CDD 469
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9129
dc.description Tavares, J. P. A. Transitividade verbal e o ensino funcionalista de língua: uma proposta didática. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho vem refletir sobre o ensino de língua materna, pois cada vez mais há uma necessidade de elaborar metodologias tendo um ensino pautado nas práticas sociais que proporcionará a análise e compreensão do texto dentro de um contexto, opondo-se ao ensino dedutivo, ou seja, o ensino de gramática normativa, descontextualizado, de frases isoladas desvinculadas dos sentidos do texto. Diante disso, temos como objetivos refletir sobre gramática, interação e ensino de língua materna e apresentar uma proposta didática a ser desenvolvida no ensino médio da educação básica acerca da transitividade verbal. Assim, a justificativa parte da necessidade de apresentar uma proposta didática que se vincule a concepção sociointeracionista: uma proposta que tenha como finalidade desenvolver no aluno competências de leitura e escrita, consistindo em um ensino reflexivo acerca do funcionamento da língua, e não somente em aspectos gramaticais, mas também textuais e discursivos. Para tanto, utilizamos como embasamentos teóricos estudos linguísticos funcionalistas como Neves (2011; 2010), Travaglia (2009), Cunha e Souza (2011), Oliveira (2010), Mendonça (2006), dentre outros. Por se tratar de uma proposta didática, do ponto de vista dos resultados, o trabalho contribui com reflexões que fomentam discussões sobre a relação entre funcionalismo e o contemporâneo ensino de Língua Portuguesa, na perspectiva de formar professores e alunos cada vez mais críticos e reflexivos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Manassés Morais Xavier pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Fucionalismo pt_BR
dc.subject Transitividade Formal pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Língua Portuguesa pt_BR
dc.title Transitividade verbal e o ensino funcionalista de língua: uma proposta didática pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta