Resumo:
O presente trabalho vem refletir sobre o ensino de língua materna, pois cada vez mais há uma
necessidade de elaborar metodologias tendo um ensino pautado nas práticas sociais que
proporcionará a análise e compreensão do texto dentro de um contexto, opondo-se ao ensino
dedutivo, ou seja, o ensino de gramática normativa, descontextualizado, de frases isoladas
desvinculadas dos sentidos do texto. Diante disso, temos como objetivos refletir sobre
gramática, interação e ensino de língua materna e apresentar uma proposta didática a ser
desenvolvida no ensino médio da educação básica acerca da transitividade verbal. Assim, a
justificativa parte da necessidade de apresentar uma proposta didática que se vincule a
concepção sociointeracionista: uma proposta que tenha como finalidade desenvolver no aluno
competências de leitura e escrita, consistindo em um ensino reflexivo acerca do
funcionamento da língua, e não somente em aspectos gramaticais, mas também textuais e
discursivos. Para tanto, utilizamos como embasamentos teóricos estudos linguísticos
funcionalistas como Neves (2011; 2010), Travaglia (2009), Cunha e Souza (2011), Oliveira
(2010), Mendonça (2006), dentre outros. Por se tratar de uma proposta didática, do ponto de
vista dos resultados, o trabalho contribui com reflexões que fomentam discussões sobre a
relação entre funcionalismo e o contemporâneo ensino de Língua Portuguesa, na perspectiva
de formar professores e alunos cada vez mais críticos e reflexivos.
Descrição:
Tavares, J. P. A. Transitividade verbal e o ensino funcionalista de língua: uma proposta didática. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.