Resumo:
As constantes modificações ocorridas na área tecnológica vem surtindo significados
reais nas diversas possibilidades de se estabelecer comunicação na sociedade
contemporânea.Tendo em vista esta realidade, nós professores devemos proporcionar ao
aluno o acesso à leitura, fazendo com que esse aluno se mantenha informado a partir dos
recursos interativos disponibilizados pela Web. Podemos dizer que um novo conjunto de
valores está surgindo no bojo dessas transformações no processo de comunicação, na medida
em que os indivíduos passam a comunicar-se, aprender e pensar com a nova mídia. Estamos
diante de uma sociedade que dispõe de novos acessos a informação, acessos estes oferecidos
pelo uso da internet, quer seja no celular, notebook, tablet, etc. A cada minuto que passa,
novas tecnologias são criadas, neste sentido, também surgem novos acessos à informação.
Nosso objetivo com esse trabalho será apresentar uma visão geral em torno das concepções da
leitura no ciberespaço e o papel da escola a partir de uma perspectiva social da linguagem em
uso. Para isso, nos basearemos nas discussões teóricas de Zilberman(2009),Lévy
(1999),Ramal(2002), Koch (2002) e outros autores.
Descrição:
Nascimento, J. G. do. A leitura no ciberespaço: desafios e possibilidades de aprendizagem em rede. 2014. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.