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A aprendizagem de línguas estrangeiras e a relação com as exigências do mercado de trabalho

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dc.contributor.author Oliveira, Valda Ozeane Camara Cassiano de
dc.date.accessioned 2016-03-15T11:55:15Z
dc.date.available 2016-03-15T11:55:15Z
dc.date.issued 2014-12-09
dc.identifier.other CDD 460
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9139
dc.description Oliveira, V. O. C. C. de. A aprendizagem de línguas estrangeiras e a relação com as exigências do mercado de trabalho. 2014. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho teve como objetivo verificar a aprendizagem de línguas estrangeiras e a relação com as exigências do mercado de trabalho associada à escolha profissional para os alunos pré-vestibulandos da Escola Estadual Monsenhor José da Silva Coutinho, da cidade de Esperança – PB. Foram participantes desta pesquisa adolescentes com idades variando entre 16 e 18 anos, matriculados no terceiro ano do Ensino Médio. Sendo um total de 38 alunos, 16 de sexo masculino e 22 do sexo feminino. A metodologia utilizada caracterizou-se como sendo um estudo qualitativo, para tal foi utilizada a observação de sala de aula, assim como a aplicação de um questionário para compreender como os alunos encaram este momento de decisão. Buscamos refletir sobre seus desejos, dificuldades, angústias e desafios, motivando-os e instigando-os a pensar sobre as demandas sociais, econômicas, políticas em relação ao curso que irão escolher, bem como sobre o papel da escola, e da necessidade de dominar uma segunda língua neste momento. Os discentes deste segmento são adolescentes em busca de estabelecer suas identidades, em fase de transição e com a chegada do terceiro ano, as cobranças relacionadas ao ingresso a faculdade aumentam. De um lado a escola demarca a necessidade de aprovação para finalizar esta etapa da escolarização e de outro a família demandando pela escolha profissional futura. Os resultados apontaram que a maioria dos participantes acredita que seja primordial aprender uma segunda língua para o ingresso a universidade, bem como para a academia como um todo. Entretanto, consideram seus anseios e limites, priorizando por fazer algo relacionado à profissão que escolheram. A maioria deles destacou que as suas maiores dificuldades em aprender LE se deve a forma como a mesma foi ministrada no ensino fundamental com pouca relação com o que efetivamente seja necessário para o mercado profissional tendo as habilidades necessárias para utilizar os conteúdos na prática de uma segunda língua. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Paula Almeida de Castro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino Médio pt_BR
dc.subject Língua Estrangeira pt_BR
dc.subject Mercado de Trabalho pt_BR
dc.title A aprendizagem de línguas estrangeiras e a relação com as exigências do mercado de trabalho pt_BR
dc.type Other pt_BR


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