Resumo:
Este trabalho teve como objetivo verificar a aprendizagem de línguas estrangeiras e
a relação com as exigências do mercado de trabalho associada à escolha
profissional para os alunos pré-vestibulandos da Escola Estadual Monsenhor José
da Silva Coutinho, da cidade de Esperança – PB. Foram participantes desta
pesquisa adolescentes com idades variando entre 16 e 18 anos, matriculados no
terceiro ano do Ensino Médio. Sendo um total de 38 alunos, 16 de sexo masculino e
22 do sexo feminino. A metodologia utilizada caracterizou-se como sendo um estudo
qualitativo, para tal foi utilizada a observação de sala de aula, assim como a
aplicação de um questionário para compreender como os alunos encaram este
momento de decisão. Buscamos refletir sobre seus desejos, dificuldades, angústias
e desafios, motivando-os e instigando-os a pensar sobre as demandas sociais,
econômicas, políticas em relação ao curso que irão escolher, bem como sobre o
papel da escola, e da necessidade de dominar uma segunda língua neste momento.
Os discentes deste segmento são adolescentes em busca de estabelecer suas
identidades, em fase de transição e com a chegada do terceiro ano, as cobranças
relacionadas ao ingresso a faculdade aumentam. De um lado a escola demarca a
necessidade de aprovação para finalizar esta etapa da escolarização e de outro a
família demandando pela escolha profissional futura. Os resultados apontaram que a
maioria dos participantes acredita que seja primordial aprender uma segunda língua
para o ingresso a universidade, bem como para a academia como um todo.
Entretanto, consideram seus anseios e limites, priorizando por fazer algo relacionado
à profissão que escolheram. A maioria deles destacou que as suas maiores
dificuldades em aprender LE se deve a forma como a mesma foi ministrada no
ensino fundamental com pouca relação com o que efetivamente seja necessário
para o mercado profissional tendo as habilidades necessárias para utilizar os
conteúdos na prática de uma segunda língua.
Descrição:
Oliveira, V. O. C. C. de. A aprendizagem de línguas estrangeiras e a relação com as exigências do mercado de trabalho. 2014. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.