Resumo:
Esse trabalho apresenta um estudo de caso de natureza qualitativa sobre Os Desafios do
Ensino de Língua Espanhola para Alunos Surdos, no ensino fundamental II, matriculados
no colégio Antônio Burgos, na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco. Aqui
buscamos um aporte teórico em CAPOVILLA (2000), CICCONE (1996), GUARINELLO
(2007), LACERDA (1998), SAUSSURE (1995), SKLIAR (2006) e alguns outros
estudiosos que abordam a educação inclusiva e a prática pedagógica do professor. O
sujeito participante da pesquisa foi uma professora de língua espanhola que respondeu ao
questionário elaborado para a coleta de dados e logo após analisado para chegar às
considerações finais desta pesquisa. Esse trabalho tem como objetivos principais, analisar
como tem ocorrido o ensino de língua Espanhola para alunos surdos e quais têm sido as
estratégias/didáticas empregadas nesse processo de ensino e aprendizagem. Acreditamos
que essa pesquisa irá contribuir de maneira significativa com a prática pedagógica dos
professores de Língua Espanhola que lecionam para surdos.
Descrição:
Souza, Y. H. S. de. Os desafios do ensino de língua espanhola para alunos surdos. 2015. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.