Resumo:
O Facebook é uma ferramenta interativa, que além de servir para entreter os
internautas, também pode esta a serviço da educação. Pretendemos a partir
dessa investigação, pesquisar um grupo de professores de espanhol em
formação da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB – Campus I),
matriculados regularmente na disciplina Teoria e Pratica de Tradução do
período matutino, os quais estão em seu ultimo semestre da graduação. Essa
investigação pretende poder averiguar de que modo um grupo de estudos
criado no Facebook pela professora ministrante da disciplina a qual
referenciamos acima, tem ajudado no processo de formação desses alunos.
Essa investigação objetiva mostrar, como o Facebook pode ser uma
ferramenta necessária e importante na formação de professores de Espanhol
Como Língua Estrangeira E/LE. Além desse objetivo geral, temos como
objetivos específicos: Poder fazer um apanhado cronológico referente ao
Facebook; Colocar em evidencia a relação entre o Facebook e o
ensino/aprendizado de E/LE; Definir o conceito de TICS, assim como o modo o
qual essas estão sendo utilizadas pela categoria docente; Fazer a amostra de
dados coletados através dessa investigação, podendo diante destes, responder
o problema aqui afrontado. Os tipos de pesquisas apresentadas nessa
investigação de acordo com nossos objetivos são: teórica, metodologia,
empírica, bibliográfica e de campo, uma vez que é importante ressaltarmos que
essa faz parte de um estudo de caso, por investigar um grupo especifico. A
coleta de dados sera feita a partir de um questionário o qual foi enviado aos
profesores de español em formação através do grupo investigado. Essa
investigação foi realizada a luz de grandes teóricos como: Presky (2010),
Marcuschi (2005),Hass (2005), Moreira, (2007) Silva (2010), Talei (2014),
Fincher(2010).
Descrição:
Rodrigues, E. M. El Facebook como herramienta completaria: un estudio de caso en la asiganatura traducción esp/port. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.