Resumo:
Observando o cânone literário brasileiro podemos perceber que em sua composição há um
número restrito de escritores, ficando de fora muitos, cujas obras não são valorizadas com o
mérito que de fato possuem, fazendo com que estes fiquem na penumbra, ou seja, que suas
obras fiquem escondidas, limitadas a um número mínimo de leitores e praticamente desconhecidas.
A leitura é uma atividade de construção de sentido, que implica a relação dinâmica
entre autor e leitor, variando de acordo com a posição histórica e envolvimento do leitor e da
sua capacidade de dialogar com o texto, e, dessa forma, na interpretação de uma obra, existe a
possibilidade de emergir novos significados. Entretanto, alguns autores conseguem vencer
essas sombras e se projetar visualmente, principalmente com o advento da internet, multiplicando
praticamente à infinitude as possibilidades de visualização pelo público leitor. Temos
por objetivo principal, neste trabalho, refletir sobre o fenômeno internético como espaço de
visibilização de escritores antes não lidos, tendo como referencial de estudo o poeta José Valdecy
Nabude. Com este intuito embasamos nosso estudo nas teorias de Darnton (2010),
Bourdieu (1996), Chartier (1999), Jauss (1999), entre outros, enfatizando a ideia de que o
leitor interfere na construção do autor, suscitando as relações dialéticas entre autor/ texto/
leitor/ contexto, sendo estas relações que favorecem a questionamentos, como: de que forma
os leitores recebem o texto? Como o leitor divulga esse texto? Prescrutaremos essas relações
entre autor e leitor, através da leitura de / considerações breves sobre poemas de Nabude, publicados
na rede social, e o retorno imediato de seus leitores, com postagens. Tentaremos entender
como a construção do sentido vai além da decodificação dos signos linguísticos, está ligada à
abstração que os sujeitos atrelam ao seu modo de perceber o mundo à sua volta, de como ele
recebe o texto, sendo nesse sentido que ocorre a mudança de estado de um sujeito em relação
ao produto. Esperamos identificar tal construção de sentido a partir das postagens nas redes
sociais, que, apesar de não se embasarem teoricamente, resumirem-se a manifestações emotivas,
podem denunciar o impacto causado pelo poema no leitor comum. Através da possibilidade
de emergir um novo significado para o texto, dependendo da posição histórica e envolvimento
do leitor, da sua capacidade de dialogar com o texto e da concepção que o indivíduo
cria da realidade, é que o sentido pode, enfim, se configurar no leitor imediato.
Descrição:
Barbosa, M. R. A. "Retrato escrito" de um poeta: a receptividade virtual da poesia de José Valdecy Nabude. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.