UEPB - Repositório Digital

A linguística aplicada e a formação de professores de Língua portuguesa: faces e interfaces

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Gilmar Gonzaga da
dc.date.accessioned 2016-03-15T12:04:11Z
dc.date.available 2016-03-15T12:04:11Z
dc.date.issued 2014-11-17
dc.identifier.other CDD 418
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9151
dc.description Silva, G. G. da. A linguística aplicada e a formação de professores de Língua portuguesa: faces e interfaces. 2014. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Em se tratando da Linguística Aplicada, partimos do princípio de que estamos diante de uma área do conhecimento que busca estudar as dificuldades apresentadas em um contexto de comunicação real, ou seja, compreender o usuário da língua nos diferentes contextos sociais que acontecem os discursos, sejam eles orais ou escritos, em espaços de interação, como a sala de aula, consultório médico, na recepção de um hotel etc. Nesse sentido, a partir de uma pesquisa, sobretudo, bibliográfica, o trabalho tem como objetivo contextualizar a área de atuação da Linguística Aplicada, destacando-a como a ciência que procura identificar, compreender e problematizar as práticas sociais, bem como evidenciar a grande contribuição que ela tem dado na questão do ensino-aprendizagem nas aulas de Língua Portuguesa e, portanto, na formação de professores. Do ponto de vista da fundamentação teórica, tivemos contribuições de estudiosos como Kleiman e Martins (2007), Miller (2013), Moita Lopes (2009; 2006; 1998; 1996), Rajagopalan (2006), dentre outros. Os resultados apontam que hoje falar em Linguística Aplicada é falar de interesses por problemas da linguagem em contextos sociais, uma vez que os seus estudos são voltados a compreensão das manifestações de uso da linguagem na sociedade em diferentes contextos, não apenas o pedagógico. Foi possível perceber, ainda, sua presença marcante no campo de formação, pois, atualmente, há um número considerável de programas e pesquisas realizadas neste sentido, buscando formar professores/agentes críticos e reflexivos em sua docência. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Manassés Morais Xavier pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Linguística Aplicada pt_BR
dc.subject Formação de Professor pt_BR
dc.subject Transdisciplinaridade pt_BR
dc.title A linguística aplicada e a formação de professores de Língua portuguesa: faces e interfaces pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta