Resumo:
Em se tratando da Linguística Aplicada, partimos do princípio de que estamos diante de uma área do
conhecimento que busca estudar as dificuldades apresentadas em um contexto de comunicação real, ou
seja, compreender o usuário da língua nos diferentes contextos sociais que acontecem os discursos,
sejam eles orais ou escritos, em espaços de interação, como a sala de aula, consultório médico, na
recepção de um hotel etc. Nesse sentido, a partir de uma pesquisa, sobretudo, bibliográfica, o trabalho
tem como objetivo contextualizar a área de atuação da Linguística Aplicada, destacando-a como a
ciência que procura identificar, compreender e problematizar as práticas sociais, bem como evidenciar
a grande contribuição que ela tem dado na questão do ensino-aprendizagem nas aulas de Língua
Portuguesa e, portanto, na formação de professores. Do ponto de vista da fundamentação teórica,
tivemos contribuições de estudiosos como Kleiman e Martins (2007), Miller (2013), Moita Lopes
(2009; 2006; 1998; 1996), Rajagopalan (2006), dentre outros. Os resultados apontam que hoje falar
em Linguística Aplicada é falar de interesses por problemas da linguagem em contextos sociais, uma
vez que os seus estudos são voltados a compreensão das manifestações de uso da linguagem na
sociedade em diferentes contextos, não apenas o pedagógico. Foi possível perceber, ainda, sua
presença marcante no campo de formação, pois, atualmente, há um número considerável de programas
e pesquisas realizadas neste sentido, buscando formar professores/agentes críticos e reflexivos em sua
docência.
Descrição:
Silva, G. G. da. A linguística aplicada e a formação de professores de Língua portuguesa: faces e interfaces. 2014. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.