Resumo:
Os neologismos constituem-se como um dos processos de formação de palavras responsáveis
pela inovação lexical, pois a cada momento são criadas novas palavras na língua que buscam
atender às necessidades cotidianas dos falantes. Desse modo, os neologismos são utilizados,
notadamente, na publicidade com o intuito de chamar a atenção do indivíduo-consumidor com
vistas à adesão de um produto ou de determinada ideia. Assim, a pesquisa objetiva analisar as
escolhas lexicais, os discursos e os efeitos de sentidos veiculados nas “propagandas”
publicitárias da MOTOROLA no que se refere ao perfil da mulher moderna ao consumir este
produto. Para tanto, utilizamos sete propagandas de épocas distintas da revista VEJA,
periódico de circulação nacional. A pesquisa realizada segue os parâmetros descritivoanalíticos
de caráter qualitativo, pois o estudo observa, descreve e analisa a extensão dos itens
lexicais nas propagandas, bem como seus aspectos discursivos que evidenciam os efeitos de
sentido. Partimos, então, dos estudos sobre neologismos, mais especificamente no campo da
Lexicologia, com Almeida & Correia (2012), Silva (2000), Cunha & Cintra (2013), Bechara
(2009), Barbosa (2000), Marcuschi (2004); e sobre os elementos discursivos da Análise do
Discurso de linha francesa, com Fernandes (2005), Gregolin (2003) e Orlandi (2007).
Também integra o corpo teórico conceitos acerca da identidade do gênero feminino com Hall
(2006) e Paulino & Rodrigues (2014). Sendo assim, essa pesquisa revela a análise dos
neologismos acerca do funcionamento da língua quanto à construção de efeitos de sentido
bem como busca relacionar-se com o usuário do texto propaganda, o que se evidencia através
da identidade do gênero feminino.
Descrição:
Rocha, M. E. R. M. da. As escolhas léxicas no gênero publicitário: uma abordagem linguístico-discursiva. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.