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As escolhas léxicas no gênero publicitário: uma abordagem linguístico-discursiva

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dc.contributor.author Rocha, Maria Eduarda Rodrigues Moura da
dc.date.accessioned 2016-03-15T12:04:50Z
dc.date.available 2016-03-15T12:04:50Z
dc.date.issued 2014-12-12
dc.identifier.other CDD 401.4
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9154
dc.description Rocha, M. E. R. M. da. As escolhas léxicas no gênero publicitário: uma abordagem linguístico-discursiva. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Os neologismos constituem-se como um dos processos de formação de palavras responsáveis pela inovação lexical, pois a cada momento são criadas novas palavras na língua que buscam atender às necessidades cotidianas dos falantes. Desse modo, os neologismos são utilizados, notadamente, na publicidade com o intuito de chamar a atenção do indivíduo-consumidor com vistas à adesão de um produto ou de determinada ideia. Assim, a pesquisa objetiva analisar as escolhas lexicais, os discursos e os efeitos de sentidos veiculados nas “propagandas” publicitárias da MOTOROLA no que se refere ao perfil da mulher moderna ao consumir este produto. Para tanto, utilizamos sete propagandas de épocas distintas da revista VEJA, periódico de circulação nacional. A pesquisa realizada segue os parâmetros descritivoanalíticos de caráter qualitativo, pois o estudo observa, descreve e analisa a extensão dos itens lexicais nas propagandas, bem como seus aspectos discursivos que evidenciam os efeitos de sentido. Partimos, então, dos estudos sobre neologismos, mais especificamente no campo da Lexicologia, com Almeida & Correia (2012), Silva (2000), Cunha & Cintra (2013), Bechara (2009), Barbosa (2000), Marcuschi (2004); e sobre os elementos discursivos da Análise do Discurso de linha francesa, com Fernandes (2005), Gregolin (2003) e Orlandi (2007). Também integra o corpo teórico conceitos acerca da identidade do gênero feminino com Hall (2006) e Paulino & Rodrigues (2014). Sendo assim, essa pesquisa revela a análise dos neologismos acerca do funcionamento da língua quanto à construção de efeitos de sentido bem como busca relacionar-se com o usuário do texto propaganda, o que se evidencia através da identidade do gênero feminino. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Teresa Neuma de Farias Campina pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Neologismo pt_BR
dc.subject Léxico pt_BR
dc.subject Propaganda pt_BR
dc.subject Discurso pt_BR
dc.title As escolhas léxicas no gênero publicitário: uma abordagem linguístico-discursiva pt_BR
dc.type Other pt_BR


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