Resumo:
O sujeito discursivo possui algumas vertentes que permitem ser analisadas de vários ângulos
composicionais da linguística, sob a ótica construída através de discursos polarizados e
significativos, perante uma ideologia marcante em um contexto sócio histórico próprio,
constituído por ramificações estratégicas que permitem ao sujeito obter estilos singulares
caracterizando a sua subjetividade. Nesta perspectiva, este trabalho se insere como pesquisa
comparativa que objetiva apresentar a analise do sujeito discursivo representado pelas escolhas
lexicais (semântica lexical) e imagéticas (semântica cognitiva) que dão vida aos protagonistas
femininos das canções Garota de Ipanema (Tom Jobim/1962) e Ela é Top (Mc Bola/2012),
ilustrados de maneiras distintas, porém, com uma linguagem própria que comprova a ideia de
posição social que o sujeito (mulher) ocupa, marcado pelas vozes sociais que o compõe. Dessa
forma, as teorias que fundamentam este estudo são as semânticas lexical e cognitiva (GOMES,
2003; LAKOFF, 1999; FIORIN, 2005). Buscou-se estabelecer relações de abordagem pela
linguagem das músicas numa perspectiva de texto como pratica social em conexão com a
experiência humana do sujeito no mundo (BAKTHIN, 1998). Os dados obtidos na pesquisa
sinalizam que os elementos linguísticos (o conjunto de léxico) presentes nas duas músicas
dialogam entre si, construindo efeitos de sentidos parecidos, porém apresentam ambiguidade na
forma como é descrito o sujeito, isso acontece por respeito à historicidade da palavra e a sua
ideologia, dada em uma sociedade dominante.
Descrição:
Martins, J. S. F. O feminino na música popular brasileira: um estudo comparativo à luz das teorias semânticas e discursivas. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.