Resumo:
A partir da observação de uma turma de alunos de 6º ano, percebemos a falta de
motivação dos mesmos nas aulas de língua inglesa. Surgiu, assim, uma inquietação que
nos levou a refletir sobre a relação entre a falta de motivação e o insucesso daqueles
alunos com relação à aprendizagem da língua inglesa (enquanto língua estrangeira).
Dessa forma, o objetivo desta pesquisa é investigar quais são os principais fatores que
contribuem para a falta de motivação de alunos da zona rural de Boqueirão. Através de
uma abordagem quali-quantitativa, nós refletimos sobre a desmotivação dos sujeitos da
pesquisa. Para a coleta de dados, utilizamos um questionário e a observação
participante, para podermos comparar as respostas com o cotidiano das aulas. Os
sujeitos da pesquisa são alunos de uma turma de 6º ano que estudam e residem na zona
rural. A realização desta pesquisa, um estudo de caso, nos mostrou que a motivação na
aprendizagem de uma língua estrangeira é uma condição que depende de fatores
psicológicos e sociais. Nosso trabalho baseou-se principalmente nas ideias de BROWN
(2007), MASLOW (apud DÖRNYEI, 1998) e DÖRNYEI (1998).
Descrição:
Silva, P. R. T. da. (Des) motivação de alunos do 6º ano da zona rural na aprendizagem de língua inglesa. 2015. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.