Resumo:
Para que uma comunicação eficaz possa ser estabelecida é necessário que os envolvidos
conheçam não apenas o idioma a ser utilizado, mas quais palavras são apropriadas para fazer
uso e em quais momentos e contextos. Isso ocorre porque a língua expressa muito mais que
mensagens, ela é uma expressão da cultura na qual está inserida. Ao adquirirmos uma nova
língua estamos incorporando elementos de uma outra cultura à nossa própria identidade e
durante esse processo podem ocorrer identificações que favoreçam a aquisição de uma nova
língua ou até mesmo resistências que a dificultem. Nesse contexto, cultura e identidade estão
intrinsecamente relacionadas, pois a cultura exerce grande influência na construção das
identidades e uma das formas de propagar essa influência é através da língua. Essa concepção
de língua como atuante no construto identitário foi explanada por autores como, por exemplo,
Tavares (2002), Camargo (2007) e Santos (2003). Neste sentido, este trabalho foi
desenvolvido como um estudo de caso de natureza qualitativa que tem como objetivo geral
investigar a influência da identificação ou resistência cultural na aquisição de português por
falantes estrangeiros. Para isso, estabelecemos como objetivos específicos da nossa pesquisa:
(i) descrever a motivação de um neozelandês e de uma norte-americana (colaboradores desta
pesquisa) para adquirirem a língua portuguesa no Brasil; (ii) verificar a
identificação/resistência cultural dos colaboradores da pesquisa com o Brasil; e (iii) identificar
como nossos colaboradores se veem como falantes de língua portuguesa. Para alcançar tal
objetivo foi realizada uma entrevista e aplicado um questionário com os dois estrangeiros
sobre suas experiências com a aquisição da língua portuguesa no Brasil. Ao final desta
pesquisa constatamos, principalmente, dois aspectos relevantes: o fato de estar imerso em um
país pode não ser suficiente para o sucesso da aquisição linguística por parte de um indivíduo;
e que a identificação com a cultura parece favorecer significativamente a aquisição da língua - alvo.
Descrição:
Silva, J. F. L. da. Reflexões sobre identidade cultural e aquisição de segunda língua: estudo de caso em contexto de imersão. 2015. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.