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Reflexões sobre identidade cultural e aquisição de segunda língua: estudo de caso em contexto de imersão

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dc.contributor.author Silva, Jonatas Freitas Lemos da
dc.date.accessioned 2016-03-15T12:11:22Z
dc.date.available 2016-03-15T12:11:22Z
dc.date.issued 2015-12-03
dc.identifier.other CDD 408
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9181
dc.description Silva, J. F. L. da. Reflexões sobre identidade cultural e aquisição de segunda língua: estudo de caso em contexto de imersão. 2015. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Para que uma comunicação eficaz possa ser estabelecida é necessário que os envolvidos conheçam não apenas o idioma a ser utilizado, mas quais palavras são apropriadas para fazer uso e em quais momentos e contextos. Isso ocorre porque a língua expressa muito mais que mensagens, ela é uma expressão da cultura na qual está inserida. Ao adquirirmos uma nova língua estamos incorporando elementos de uma outra cultura à nossa própria identidade e durante esse processo podem ocorrer identificações que favoreçam a aquisição de uma nova língua ou até mesmo resistências que a dificultem. Nesse contexto, cultura e identidade estão intrinsecamente relacionadas, pois a cultura exerce grande influência na construção das identidades e uma das formas de propagar essa influência é através da língua. Essa concepção de língua como atuante no construto identitário foi explanada por autores como, por exemplo, Tavares (2002), Camargo (2007) e Santos (2003). Neste sentido, este trabalho foi desenvolvido como um estudo de caso de natureza qualitativa que tem como objetivo geral investigar a influência da identificação ou resistência cultural na aquisição de português por falantes estrangeiros. Para isso, estabelecemos como objetivos específicos da nossa pesquisa: (i) descrever a motivação de um neozelandês e de uma norte-americana (colaboradores desta pesquisa) para adquirirem a língua portuguesa no Brasil; (ii) verificar a identificação/resistência cultural dos colaboradores da pesquisa com o Brasil; e (iii) identificar como nossos colaboradores se veem como falantes de língua portuguesa. Para alcançar tal objetivo foi realizada uma entrevista e aplicado um questionário com os dois estrangeiros sobre suas experiências com a aquisição da língua portuguesa no Brasil. Ao final desta pesquisa constatamos, principalmente, dois aspectos relevantes: o fato de estar imerso em um país pode não ser suficiente para o sucesso da aquisição linguística por parte de um indivíduo; e que a identificação com a cultura parece favorecer significativamente a aquisição da língua - alvo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Karyne Soares Duarte Silveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Língua Estrangeira - Aprendizagem pt_BR
dc.subject Língua Portuguesa - Idioma pt_BR
dc.subject Identidade Cultural pt_BR
dc.subject Imersão pt_BR
dc.title Reflexões sobre identidade cultural e aquisição de segunda língua: estudo de caso em contexto de imersão pt_BR
dc.type Other pt_BR


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