dc.contributor.author |
Silva, Leyliana Lourencio da |
|
dc.date.accessioned |
2016-03-15T12:12:20Z |
|
dc.date.available |
2016-03-15T12:12:20Z |
|
dc.date.issued |
2015-12-02 |
|
dc.identifier.other |
CDD 374 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9183 |
|
dc.description |
Silva, L. L. da. Ensino de língua inglesa na EJA: o contraste entre as propostas de um livro didático e as Propostas Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. 2015. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Diante das características dos alunos da EJA e das dificuldades muitas vezes apresentadas por este
público, é necessário se pensar em um material didático específico, que atenda as principais necessidades
deste alunado. Deste modo, é importante refletir sobre as abordagens que o professor de Língua Inglesa
(LI) poderá lançar mão a fim de utilizar esse material, da melhor forma possível, para que estes alunos
sejam agentes ativos do processo de ensino e aprendizagem e usem o conhecimento que adquirem para
exercer sua cidadania e pensar de forma crítica. Ao considerar estes fatores este trabalho visa analisar
as propostas do livro didático da coleção “tempo de aprender” (PNLD, 2014) e de que forma estas
propostas se adequam ou não ao proposto pelos PCNEJA (2002). Este artigo trata-se de uma pesquisa
bibliográfica e de análise documental, tendo como dados de análise os PCNEJA, os PNLD e a unidade
do 7º ano do livro supracitado. Para desenvolver esse trabalho, tivemos como base teórica os
PCNEJA (Brasil, 2002), Repolês e Araujo (2008), Souza (2011) e os PNLD (2014). Concluiuse
que o professor de língua inglesa na EJA deve usar o livro de forma consciente, tendo
consciência que o aprendizado de LI não pode ignorar a construção da identidade dos estudantes
como cidadãos autônomos e participativos numa sociedade globalizada. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Dione Barbosa Dantas |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de Jovens e Adultos - EJA |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Língua Inglesa |
pt_BR |
dc.subject |
Livro Didático |
pt_BR |
dc.subject |
Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos |
pt_BR |
dc.title |
Ensino de língua inglesa na EJA: o contraste entre as propostas de um livro didático e as Propostas Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |