UEPB - Repositório Digital

Ensino de língua inglesa na EJA: o contraste entre as propostas de um livro didático e as Propostas Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Leyliana Lourencio da
dc.date.accessioned 2016-03-15T12:12:20Z
dc.date.available 2016-03-15T12:12:20Z
dc.date.issued 2015-12-02
dc.identifier.other CDD 374
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9183
dc.description Silva, L. L. da. Ensino de língua inglesa na EJA: o contraste entre as propostas de um livro didático e as Propostas Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. 2015. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Diante das características dos alunos da EJA e das dificuldades muitas vezes apresentadas por este público, é necessário se pensar em um material didático específico, que atenda as principais necessidades deste alunado. Deste modo, é importante refletir sobre as abordagens que o professor de Língua Inglesa (LI) poderá lançar mão a fim de utilizar esse material, da melhor forma possível, para que estes alunos sejam agentes ativos do processo de ensino e aprendizagem e usem o conhecimento que adquirem para exercer sua cidadania e pensar de forma crítica. Ao considerar estes fatores este trabalho visa analisar as propostas do livro didático da coleção “tempo de aprender” (PNLD, 2014) e de que forma estas propostas se adequam ou não ao proposto pelos PCNEJA (2002). Este artigo trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de análise documental, tendo como dados de análise os PCNEJA, os PNLD e a unidade do 7º ano do livro supracitado. Para desenvolver esse trabalho, tivemos como base teórica os PCNEJA (Brasil, 2002), Repolês e Araujo (2008), Souza (2011) e os PNLD (2014). Concluiuse que o professor de língua inglesa na EJA deve usar o livro de forma consciente, tendo consciência que o aprendizado de LI não pode ignorar a construção da identidade dos estudantes como cidadãos autônomos e participativos numa sociedade globalizada. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Dione Barbosa Dantas pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos - EJA pt_BR
dc.subject Ensino de Língua Inglesa pt_BR
dc.subject Livro Didático pt_BR
dc.subject Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.title Ensino de língua inglesa na EJA: o contraste entre as propostas de um livro didático e as Propostas Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta