Resumo:
Diante das características dos alunos da EJA e das dificuldades muitas vezes apresentadas por este
público, é necessário se pensar em um material didático específico, que atenda as principais necessidades
deste alunado. Deste modo, é importante refletir sobre as abordagens que o professor de Língua Inglesa
(LI) poderá lançar mão a fim de utilizar esse material, da melhor forma possível, para que estes alunos
sejam agentes ativos do processo de ensino e aprendizagem e usem o conhecimento que adquirem para
exercer sua cidadania e pensar de forma crítica. Ao considerar estes fatores este trabalho visa analisar
as propostas do livro didático da coleção “tempo de aprender” (PNLD, 2014) e de que forma estas
propostas se adequam ou não ao proposto pelos PCNEJA (2002). Este artigo trata-se de uma pesquisa
bibliográfica e de análise documental, tendo como dados de análise os PCNEJA, os PNLD e a unidade
do 7º ano do livro supracitado. Para desenvolver esse trabalho, tivemos como base teórica os
PCNEJA (Brasil, 2002), Repolês e Araujo (2008), Souza (2011) e os PNLD (2014). Concluiuse
que o professor de língua inglesa na EJA deve usar o livro de forma consciente, tendo
consciência que o aprendizado de LI não pode ignorar a construção da identidade dos estudantes
como cidadãos autônomos e participativos numa sociedade globalizada.
Descrição:
Silva, L. L. da. Ensino de língua inglesa na EJA: o contraste entre as propostas de um livro didático e as Propostas Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. 2015. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.