Resumo:
A presente pesquisa tem como objetivo analisar o caráter educativo dos
jogos eletrônicos e quais seus possíveis benefícios para a aquisição de uma língua
estrangeira. Para tal propomos, primeiramente, um levantamento de caráter
bibliográfico sobre o tema, baseando-se nas pesquisas de autores como Huizinga
(2000), Fantin (2000) e Duflo (1999) sobre os aspectos culturais e educativos do
jogo, alem daquelas realizadas por Gee (2003,2004,2005) e Krashen (1988) sobre a
aprendizagem via videogames e a aquisição natural da linguagem. Em seguida
faremos um estudo de caso sobre o tema, onde analisaremos , de maneira
qualitativa, as repostas cedidas por cinco jogadores, através de um questionário,
sobre como o uso dos jogos eletrônicos pôde contribuir para a aquisição da
competência comunicativa, pelos mesmos, em língua Inglesa. Por fim, concluímos
que as experiências comunicativas proporcionadas por estes jogos podem contribuir
para o desenvolvimento da competência comunicativo do aprendiz.
Descrição:
Miranda Júnior, C. A. de. Gamification: a contribuição dos jogos eletrônicos para a aquisição de língua inglesa. 2015. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.