Resumo:
A presente pesquisa se embasa nas contribuições da Análise Dialógica do Discurso (Bakhtin e
o Círculo) em interface com o ensino de Língua Portuguesa em contexto de Educação de
Jovens e Adultos e parte da seguinte questão-problema: como o gênero discursivo propaganda
é abordado no livro didático “Caminhar e Transformar”, de Priscila Ramos (2013 –
Educação de Jovens e Adultos)? Para responder a esta questão destacamos como objetivos:
refletir sobre a articulação da Análise Dialógica do Discurso e o ensino de língua para a
Educação de Jovens e Adultos; realizar um estudo da abordagem do gênero propaganda no
livro didático de português e contribuir com reflexões que entendam o livro didático e a
Educação de Jovens e Adultos como instrumentos eficazes para um bom desenvolvimento no
ensino contemporâneo. Os resultados da pesquisa nos permitem afirmar que, no tocante ao
trabalho com a língua, há no livro didático analisado uma ocorrência diversificada na
perspectiva dialógica, uma vez que o conteúdo acerca da propaganda representava as
características no aspecto dialógico vinculado a temas sociais de relevância em nossa
sociedade. Porém, nas atividades propostas constatamos a presença de uma concepção
tradicionalista de ensino de língua, presa a atividades mecânicas e de apego a questões
demasiadamente formais.
Descrição:
Porto, M. S. da C. Dialogismo e ensino: o gênero propaganda em um livro didático do português da EJA. 2015. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.