Resumo:
Em nossa contemporaneidade, torna-se inegável a importância que a língua inglesa (LI)
exerce sobre todas as classes sociais. Utilizada por toda a comunidade global e em diversas
áreas, o inglês como língua alvo passa por variadas alterações para que possa satisfazer as
diversas necessidades de comunicação. Uma dessas alterações consiste numa integração
efetiva das Novas Tecnologias da Comunicação e Informação (NTICs) ao ensino de línguas,
conferindo-lhe um caráter mais produtivo. Neste aspecto, professores podem se beneficiar
dessa integração, pelo fato de funcionarem como facilitadoras do processo de ensinoaprendizagem.
Diante desta ideia, este trabalho, classificado como estudo de caso, teve
como objetivo geral investigar como o uso das NTICsinfluenciano processo de ensino de
produção textual do professor-aluno de LI em turmas de ensino médio em escolas da rede
pública, tendo como base a aplicação de uma SD. Desta forma, para embasarmos nossa
pesquisa,inicialmente estudamos o trabalho de alguns teóricos, bem como alguns
documentos dentre os quais citamos: Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino
Médio – PCNEM (BRASIL, 2000), as Orientações Curriculares para o Ensino Médio–
OCPEM (BRASIL, 2006), bem como Orientações Educacionais Complementares aos
Parâmetros Curriculares Nacionais – OECPCN (BRASIL, 2002). Posteriormente, fizemos
menção ao uso das NTICs no contexto educacional, focando primordialmente o trabalho do
professor por meio da utilização de aparatos tecnológicos. Os teóricos que embasaram essa
discussão foram Santos, Beato e Aragão (2010) e Di Maio e Setzer (2011). Por último, nosso
foco teórico apontou a aplicabilidade das NTICs ao processo de ensino-aprendizagem de
(LI). Em defesa deste último tópico temos os seguintes teóricos: Alves (2006), Santos, Beato
e Aragão (2010), Sales (2009), Richards &Renandya (2002), Jones & Sato (1998), Gilakjani
(2012).Ao final de nossa pesquisa, percebemos que o uso das NTICs em sala de aula nos
leva a confirmação do quão relevante é a inserção de aparatos tecnológicos à prática
docente, uma vez queelas contribuem e facilitam o trabalho do professor de LI,
proporcionando um melhor desenvolvimento na aplicação de diferentes projetos
pedagógicos.
Descrição:
Cunha, Denner Araújo. A prática do professor-aluno de língua inglesa permeada pelas NTICS: a aplicação de uma sequência didática em sala de aula de estágio supervisionado. 2015. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.