UEPB - Repositório Digital

A prática do professor-aluno de língua inglesa permeada pelas NTICS: a aplicação de uma sequência didática em sala de aula de estágio supervisionado

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Cunha, Denner Araújo
dc.date.accessioned 2016-03-15T12:26:04Z
dc.date.available 2016-03-15T12:26:04Z
dc.date.issued 2015-12-03
dc.identifier.other CDD 372.65
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9195
dc.description Cunha, Denner Araújo. A prática do professor-aluno de língua inglesa permeada pelas NTICS: a aplicação de uma sequência didática em sala de aula de estágio supervisionado. 2015. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015. pt_BR
dc.description.abstract Em nossa contemporaneidade, torna-se inegável a importância que a língua inglesa (LI) exerce sobre todas as classes sociais. Utilizada por toda a comunidade global e em diversas áreas, o inglês como língua alvo passa por variadas alterações para que possa satisfazer as diversas necessidades de comunicação. Uma dessas alterações consiste numa integração efetiva das Novas Tecnologias da Comunicação e Informação (NTICs) ao ensino de línguas, conferindo-lhe um caráter mais produtivo. Neste aspecto, professores podem se beneficiar dessa integração, pelo fato de funcionarem como facilitadoras do processo de ensinoaprendizagem. Diante desta ideia, este trabalho, classificado como estudo de caso, teve como objetivo geral investigar como o uso das NTICsinfluenciano processo de ensino de produção textual do professor-aluno de LI em turmas de ensino médio em escolas da rede pública, tendo como base a aplicação de uma SD. Desta forma, para embasarmos nossa pesquisa,inicialmente estudamos o trabalho de alguns teóricos, bem como alguns documentos dentre os quais citamos: Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – PCNEM (BRASIL, 2000), as Orientações Curriculares para o Ensino Médio– OCPEM (BRASIL, 2006), bem como Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – OECPCN (BRASIL, 2002). Posteriormente, fizemos menção ao uso das NTICs no contexto educacional, focando primordialmente o trabalho do professor por meio da utilização de aparatos tecnológicos. Os teóricos que embasaram essa discussão foram Santos, Beato e Aragão (2010) e Di Maio e Setzer (2011). Por último, nosso foco teórico apontou a aplicabilidade das NTICs ao processo de ensino-aprendizagem de (LI). Em defesa deste último tópico temos os seguintes teóricos: Alves (2006), Santos, Beato e Aragão (2010), Sales (2009), Richards &Renandya (2002), Jones & Sato (1998), Gilakjani (2012).Ao final de nossa pesquisa, percebemos que o uso das NTICs em sala de aula nos leva a confirmação do quão relevante é a inserção de aparatos tecnológicos à prática docente, uma vez queelas contribuem e facilitam o trabalho do professor de LI, proporcionando um melhor desenvolvimento na aplicação de diferentes projetos pedagógicos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Telma Sueli Farias Ferreira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Língua Inglesa pt_BR
dc.subject Novas Tecnologias de Informação e Comunicação - NTIC pt_BR
dc.subject Recurso Didático pt_BR
dc.subject Produção Textual pt_BR
dc.title A prática do professor-aluno de língua inglesa permeada pelas NTICS: a aplicação de uma sequência didática em sala de aula de estágio supervisionado pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta