Resumo:
A Educação de Jovens e Adultos – EJA é uma modalidade de ensino vinculada à Educação Básica e, por conseguinte, abrange a formação do sujeito de forma integral, visa à formação social do individuo de forma a possibilitar a sua inclusão e equidade, baseado nos quatro pilares como sugere a UNESCO: aprender a ser, a viver juntos, a fazer e a conhecer. As reflexões presentes neste estudo são resultantes da pesquisa que empreendemos desde 2012 até os primeiros meses de 2014, cujo campo investigativo foi o curso de Pedagogia como um relevante espaço capaz de contribuir para a formação inicial do pedagogo no campo dos estudos da EJA. Metodologicamente optamos por uma pesquisa de campo com caráter qualitativo. Para a realização da mesma, aplicamos um questionário, através do qual foi possível coletar dados que subsidiaram o estudo, os quais foram confrontados com os aportes teóricos, dos seguintes autores: Soares (2002/2005); Moura (2001/2006); Barros (2003), Arroyo (2006) entre outros; embasando a pesquisa e favorecendo o confrontamento teórico com a realidade pesquisada, o que nos permitiu analisar, refletir e discutir sobre o objetivo investigado. Concluímos, então, que, a partir do que diz os sujeitos entrevistados o curso de pedagogia oferecido pela UEPB, a única disciplina Educação de Jovens e Adultos contribui em parte para o conhecimento do aluno sobre algumas teorias vinculadas à modalidade de ensino da EJA, diferentemente das áreas de atuação profissional como de Gestão Educacional e Magistério da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino.
Descrição:
NASCIMENTO, K. T. B. da S. A EJA no curso de pedagogia como uma contribuição para a formação do professor. 2014. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.