UEPB - Repositório Digital

A EJA no curso de pedagogia como uma contribuição para a formação do professor

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nascimento, Kézia Talita Barbosa da Silva
dc.date.accessioned 2016-05-03T19:52:09Z
dc.date.available 2016-05-03T19:52:09Z
dc.date.issued 2014-06-30
dc.identifier.other 374
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/9603
dc.description NASCIMENTO, K. T. B. da S. A EJA no curso de pedagogia como uma contribuição para a formação do professor. 2014. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A Educação de Jovens e Adultos – EJA é uma modalidade de ensino vinculada à Educação Básica e, por conseguinte, abrange a formação do sujeito de forma integral, visa à formação social do individuo de forma a possibilitar a sua inclusão e equidade, baseado nos quatro pilares como sugere a UNESCO: aprender a ser, a viver juntos, a fazer e a conhecer. As reflexões presentes neste estudo são resultantes da pesquisa que empreendemos desde 2012 até os primeiros meses de 2014, cujo campo investigativo foi o curso de Pedagogia como um relevante espaço capaz de contribuir para a formação inicial do pedagogo no campo dos estudos da EJA. Metodologicamente optamos por uma pesquisa de campo com caráter qualitativo. Para a realização da mesma, aplicamos um questionário, através do qual foi possível coletar dados que subsidiaram o estudo, os quais foram confrontados com os aportes teóricos, dos seguintes autores: Soares (2002/2005); Moura (2001/2006); Barros (2003), Arroyo (2006) entre outros; embasando a pesquisa e favorecendo o confrontamento teórico com a realidade pesquisada, o que nos permitiu analisar, refletir e discutir sobre o objetivo investigado. Concluímos, então, que, a partir do que diz os sujeitos entrevistados o curso de pedagogia oferecido pela UEPB, a única disciplina Educação de Jovens e Adultos contribui em parte para o conhecimento do aluno sobre algumas teorias vinculadas à modalidade de ensino da EJA, diferentemente das áreas de atuação profissional como de Gestão Educacional e Magistério da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Maria José Guerra pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Pedagogia pt_BR
dc.subject Formação de Professores pt_BR
dc.title A EJA no curso de pedagogia como uma contribuição para a formação do professor pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta