Resumo:
Através do marketing, orientado para a venda de produtos e serviços, a internet comercial passou a ser utilizada como uma ferramenta orientada para alavancar o volume de comercialização das organizações, transformando-se no e-commerce, sendo utilizada pelas empresas como diferencial competitivo. A preocupação com o mercado acaba fazendo com que certos cursos de nível superior adotem disciplinas ligadas aos estudos dos sistemas e das tecnologias de informação, como é o caso do curso de Administração. Diante deste contexto, este trabalho teve como objetivo identificar, por ordem de importância, os fatores levados em consideração para a utilização do comércio eletrônico pelos estudantes de Administração da UEPB, em Campina Grande-PB. Na metodologia, utilizou-se pesquisas com caráter exploratório, descritivo e explicativo (quanto aos fins); e pesquisa de campo e bibliográfica (quanto aos meios); bem como o método quantitativo. Para a elaboração do instrumento de pesquisa, foram utilizadas três dimensões: vantagens do e-commerce; desvantagens do e-commerce; fatores que influenciam o comportamento de compra do consumidor; mensuradas através de um questionário composto por 21 assertivas; adotou-se a escala Likert. A pesquisa foi aplicada a uma amostra de 125 estudantes, que correspondeu a 20,4% dos respondentes, em um universo composto por 612 estudantes. Os resultados demonstraram que, a conveniência e a comodidade possuem a mais alta importância entre as vantagens; os bens que não podem ser comprados possuem a maior importância entre as desvantagens; e os fatores mais importantes que influenciam o comportamento de compra dos respondentes, são os sociais.
Descrição:
SOUZA, D. B. de. Percepção dos estudantes de administração da UEPB, Campus I, em relação ao uso do comércio eletrônico. 2015. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]