Resumo:
O presente trabalho aborda uma reflexão de gênero na pratica pedagógica da educação
infantil a partir de momentos onde brinquedos e brincadeiras se fazem presentes.Enfocando o
papel da escola e das docentes no que concerne a temática do gênero. As questões de gênero
foram abordadas, levando em consideração a experiência em salas de aula de duas escolas da
rede particular de ensino da cidade de Campina Grande, Paraíba. Buscou-se fundamentação
teórica em diversos autores, assim como analise da percepção das docentes quanto a essa
questão. Foi observado durante a pesquisa que a família não tem interesse conversar sobre
gênero e que existe brinquedos para meninos e outros para meninas, assim como também as
brincadeiras. A concordância nesse mesmo contexto foi observados por alguns profissionais
na escola.Alguns professores acham que não é importante dialogar sobre gênero na educação
infantil,pois acreditam que só vai resultar problemas com a família. Implica perceber que esse
modo único e difundido de compreensão é reforçado pelas explicações oriundas das ciências
biológicas e também pelas instituições sociais, como a família e a escola, que omitem o
processo de construção dessas preferências, sempre passíveis de transformações.
Descrição:
RODRIGUES, L. de A. Análise de gênero: uma experiência na educação infantil. 2015. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.