Resumo:
Esta pesquisa está constituída em uma revisão bibliográfica na qual é investigado a
importância das TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação) no ensino e
aprendizagem de E.L.E (Espanhol Língua Estrangeira) em perspectiva das
multimodalidades que tem como objetivo pôr em evidencia o quanto é importante que
os professores tenham a consciência de se letrear digitalmente, com este proposito o
trabalho foi dividido em cinco núcleos temáticos: Delimitando as TIC: O que são e o
que representam, A representação dos nativos e Imigrantes Digitais, Um conceito
sobre alfabetização e letramento digital, Acepção sobre as multimodalidades e ensino
e aprendizagem: aluno, professor e a introdução das TIC no modo de
ensinar/aprender. O presente trabalho, além de qualquer coisa, objetiva levar uma
reflexão para os professores de língua espanhola no que diz respeito a utilização das
TIC em salas de aula e claro, a importância de manusear essas ferramentas. É
interessante evidenciar as TIC não substituem os professores, mas sendo ferramentas
que ajudam a facilitar o trabalho do docente dinamizando suas aulas. Para
fundamentar o que pretendemos apresentar nesta investigação nos embasaremos em
alguns teóricos como: Tejedor (2003), Belloch (2012), Kenski (2001), Prensky (2001,
2010), Oliveira (2008), Brito (2013), Soares (2003,2012), Xavier (2003,2012 e 2001),
y las OCEM (2006).
Descrição:
Silva, J. de L. Las TIC en la enseñanza/aprendizaje de E.L.E: perspectivas de las multimodalidade a partir del concepto de letramiento digital. 2015. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.