Resumo:
O presente estudo teve como objetivo central analisar o papel da Literatura de Cordel como
estratégia para o ensino de matemática, especificamente no conteúdo de conjuntos. Este é
um estudo que surgiu a partir das atividades de Estágio Supervisionado, onde passamos a
questionar as relações entre o Ensino de Matemática e a Literatura de Cordel, desta forma
nossa questão norteadora foi: qual o papel da literatura de cordel na construção de atividades
de ensino sobre noções de conjuntos? Para fundamentar teoricamente o trabalho utilizamos
os textos de Santaló (1990), Miorim (1998), Brasil (1998), Lima (1984) dentre outros. Com
uma abordagem metodológica qualitativa, desenvolvemos uma sequência de atividade sobre
noções de conjuntos utilizando a literatura de cordel, apresentamos as reflexões das
anotações e as produções dos alunos. Os resultados mostram que há possibilidade de
trabalhar a matemática a partir da Literatura de Cordel, favorecendo a interdisciplinaridade e
motivando os alunos para aprender matemática de modos alternativos.
Descrição:
VIDÉRES, A. J. G. M. Matemática e literatura de cordel: uma experiência com noções sobre conjuntos. 2014. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2014.