Resumo:
O objetivo dessa pesquisa é analisar se há correspondências entre as teorias de leitura e escrita e o fazer do professor em sala de aula. Identificar se a metodologia utilizada pela professora vai ao encontro da aprendizagem dos alunos. Uma vez que é no Ensino Fundamental I, a base da educação, que se encontra o núcleo da aprendizagem, que vinculada a uma boa prática pedagógica, atuarão como molas propulsoras que impulsionarão o ensino e aprendizagem da leitura e da escrita de maneira qualificada. A escola é responsável por disponibilizar para crianças e adolescentes o contato com diferentes textos e pela prática do exercício da cidadania na construção de uma sociedade democrática e não excludente. Para refletir sobre o crucial momento no Ensino Fundamental I, usaremos como aporte teórico os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental PCNs (1997), Antunes (2009), Geraldi (2006) e Soares (2001).
Descrição:
SILVA, M. P da. Um olhar sobre a base do aprendizado: a leitura e a escrita no ensino fundamental. 2016. 26f.
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.