Resumo:
Este artigo tem como objeto de estudo a análise do desenvolvimento da criança
diante dos jogos e brincadeiras como auxilio na aquisição do conhecimento. Se
caracteriza como um estudo exploratório e utiliza como instrumento de coleta de
dados um questionário com perguntas abertas sobre a importância do brincar que
tem o objetivo de analisar a compreensão de professores da Educação Infantil sobre
a importância dos jogos e das brincadeiras no desenvolvimento das crianças desse
nível de ensino. O estudo está embasado nas pesquisas desenvolvidas por
Frieedmann (1996), Piaget (1977), Santos (1995), Vygotsky (1994), dentre outros.
Concluímos que os jogos e brincadeiras são de grande importância para o
crescimento do indivíduo, uma vez que as crianças têm a oportunidade de
experimentar, de forma agradável e espontânea, novas situações, participando
ativamente do seu processo de ensino-aprendizagem reproduzindo e
compreendendo o mundo físico e social no qual está inserida.
Descrição:
MOURA, E. da S. O lúdico na educação infantil: o desenvolvimento da criança. 2014. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.