Resumo:
O presente artigo intitulado “Educação do campo: as contribuições da prática pedagógica
do professor em uma turma multisseriada” têm como objetivo analisar a prática
pedagógica da professora que trabalha com a educação do campo, em uma turma
multisseriada, no sentido de entender suas perspectivas e desafios frente às questões que
norteiam o saber docente na escola do campo. Para melhor compreendê-lo, investigamos
as políticas públicas em prol da educação do campo, os conhecimentos que envolvem a
prática pedagógica da professora para este tipo de atendimento bem como a construção
do trabalho com uma turma multisseriada. No encalce desse objetivo a metodologia é a
Pesquisa Qualitativa, Denzin; Lincoln, (2010), do tipo, Estudo de Caso, Triviños (2008).
A coleta dos dados a Entrevista, Semiestruturada, Arnoldi, et al. (2008), e a análise dos
dados a Análise de Conteúdo, Bardin (2004). Quanto à teoria, conta como apoio de Freire
(1970/1996), Ghedin (2012), Corrêa (2015) entre outros. Enfim, a pesquisa trouxe um
novo olhar sobre a educação do campo, bem como, a prática pedagógica, ministrada
nesse tipo de educação.
Descrição:
ALVES, B. M. Educação do campo: as contribuições da prática pedagógica do professor em uma turma multisseriada. 2016. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.