Resumo:
O presente artigo surge com o objetivo de analisar a influência de atividades
significativas que fujam de práticas tradicionalistas na aprendizagem da linguagem
escrita, respeitando o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social de cada criança.
Com esse intuito foi realizada uma pesquisa bibliográfica fundamentando-se em
teóricos com Vygotsky, Soares, Luquet e Pillar, entre outros, a fim de compreender
como se dá o processo da aquisição da escrita na educação infantil. O trabalho se
deu metodologicamente através de registro e análise das vivências em sala de aula,
da pesquisadora (professora e autora), com relatos de experiências. Chegou-se à
conclusão que a melhor forma de mediar o desenvolvimento da escrita das crianças
na educação infantil é através do envolvimento das mesmas em atividades
significativas, que os remetam ao contexto social no qual estão inseridos, sempre
deixando clara a função social da escrita em cada portador de texto utilizado em sala
de aula.
Descrição:
SILVA, J. D. M da. Processo de escrita na educação infantil: escrever é coisa de criança. 2016. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.