Resumo:
O Objetivo desse trabalho é analisar como os alunos do Ensino Médio constroem os conceitos de Prisma através da metodologia da WebQuest. Pretendemos responder a seguinte pergunta: Como se dá a aprendizagem da geometria espacial através da Webquest? De abordagem qualitativa e caráter interpretativo, os sujeitos da pesquisados formam treze alunos de cinco turmas do 1º e 2º anos do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz na cidade de Sumé - PB. As experiências vivenciadas neste trabalho de Licenciatura Plena em Matemática deram-se no Estágio Supervisionado VI, onde na intervenção foi ministrado um curso intitulado “Ensino e Aprendizagem da Geometria Espacial através da Internet”. Por entendermos que o campo de estágio compreende um ambiente de pesquisa. A fundamentação teórica abordada baseia-se nas ideias da Teoria de Vygotsky, sobre a construção de conceito de prisma. Os resultados da pesquisa mostraram que houve compreensão dos conceitos matemáticos abordados, como também uma maior motivação dos alunos em participar do curso.
Descrição:
ARAÚJO, F. N. Tecnologia e educação: uma reflexão sobre o uso da webquest. 2010. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2010.