Resumo:
Os clusters podem proporcionar vantagens competitivas para as empresas quando
todos os atores que o compõem, decorrentes da concentração geográfica, atuam de forma
sincronizada em busca de ganhos coletivos. Nesse sentido o objetivo do artigo foi identificar a
contribuição dos aspectos sociais para a competitividade do cluster de confecções do agreste
pernambucano, através das variáveis Estratégia de resultado orientada para o cluster
(ZACARELLI et al., 2008), Confiança, Comprometimento e Cooperação (GIGLIO e
RYNGELBLUM, 2009). Para o alcance do objetivo, utilizou-se de uma pesquisa exploratória,
sob uma abordagem qualitativa e conduzida sob a forma de estudo de caso de natureza analítica.
Os resultados evidenciaram que as variáreis se apresentaram de forma positiva no cluster, tendo
apenas ressalvas quanto a variável cooperação, onde se identificou que um entrave ao
desenvolvimento do cluster é a cultura individualista do empresariado. Para que as
organizações aproveitem todos os benefícios originados pela aglomeração é necessário criar
condições para que a confiança, o comprometimento e a cooperação sejam superiores a cultura
individualista que está normalmente presente nas relações econômicas entre as empresas.
Descrição:
SILVA, A. L. L. da. Aspectos sociais na competitividade do cluster de confecções do agreste de Pernambuco. 2016. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2016. [Monografia]