Resumo:
Este artigo consiste no estudo do papel do judiciário e da escola em face da problemática da
violência doméstica e sua repercussão no processo de ensino-aprendizagem de crianças e
adolescentes. A intenção da pesquisa é analisar e refletir acerca da temática a partir das
experiências relatadas por seis professoras do Colégio Estadual Ministro José Américo de
Almeida, da cidade de Areia-PB. Para viabilizar a realização deste trabalho, foi utilizada a
metodologia qualitativa através da técnica de entrevista. A base doutrinária que fundamenta
essa pesquisa parte de contribuições teóricas de alguns autores, tais como Guerra, Balista,
Levisky, Boff e Assis e Constantino. Esse estudo procura criar condições para discussão de
como o judiciário e a escola, juntos com a família, podem superar a repercussão negativa na
aprendizagem de crianças e adolescentes. Destarte, parte do pressuposto de que é importante a
busca informações bibliográficas e a necessidade de um estudo empírico sobre violência
doméstica ligado à instituições educacionais.
Descrição:
PEDROZA, Eliana Barros. A influência negativa da violência doméstica sobre o aprendizado de crianças e adolescentes. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.