Resumo:
Este trabalho surge a partir do nosso envolvimento com a sala de aula. É o resultado de uma pesquisa desenvolvida junto a professores da educação infantil acerca da utilização dos desenhos animados como ferramenta pedagógica. Essa pesquisa surge a partir do nosso entendimento de que as práticas pedagógicas devem se pautar nas necessidades e expectativas das crianças, aliadas a intencionalidade de um planejamento articulado às conveniências e necessidades da Educação Infantil, tendo em vista que as crianças levam para o ambiente escolar suas experiências cotidianas, os desenhos animados representam referências significativas para a construção sociocultural das crianças. A partir dos resultados obtidos chegamos à conclusão que se faz necessário no espaço educativo repensar as práticas pedagógicas, a partir da formação dos professores, com foco na sua capacidade de articular as necessidade e expectativas das crianças na contemporaneidade com um propósito pedagógico definido e claro.
Descrição:
SILVA, S. E. M. O desenho animado como ferramenta pedagógica na educação infantil. 2017. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.