Resumo:
Este artigo tem o objetivo de apresentar as Histórias em Quadrinhos (HQ) como fonte
pedagógica para o aprendizado da língua espanhola e ainda como fonte de leitura e
interculturalidade. Tendo em vista que, as HQ podem servir ao professor como um suporte
que estimula a leitura, principalmente para alunos que sentem dificuldade de ler e interpretar
textos, assim como pode ser eficaz para ensinar regras gramaticas, e a interculturalidade, nos
baseamos nos escritos de Vergueiro (2004,2009), Bari (2008), de Martins (2014) e Pedrosa
(2014) entre outros, para debater sobre a importância das HQ na sala de aula. Concluímos que
as Histórias em Quadrinhos fornecem muitos elementos que podem mudar o modo de ensinar
uma nova língua, pois elas trazem uma variação de conteúdos e mensagens de forma dinâmica
capaz de despertar nos alunos a importância da leitura e contribuem para o desenvolvimento e
o conhecimento cultural através da interculturalidade.
Descrição:
SANTOS, L. A. dos. Histórias em quadrinhos: leitura e interculturalidade em aulas de língua espanhola. 2016. 16f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.