Resumo:
Este trabalho é resultado de uma pesquisa realizada com alunos da Escola Estadual de
Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula em Campina Grande – PB,
modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA. Esta pesquisa insere-se no contexto de
pesquisa descritiva. Nosso objetivo foi identificar as dificuldades de leituras que os
alunos do EJA encontram para o desenvolvimento da leitura em sala de aula e, por
extensão, fora dela. Partimos da seguinte questão-problema: Quais as dificuldades que
os alunos da EJA encontram em leitura na sala de aula? Com esse intuito aplicamos um
questionário com perguntas referentes à leitura com os alunos da escola citada acima do
qual extraímos os dados para análise. Concluímos que os alunos estão muito distantes
de serem leitores críticos e reflexivos e que eles não leem por prazer e sim por
obrigação e não como uma prática social prazerosa. Para esse estudo, a pesquisa teve o
embasamento teórico de autores como Demo (2009), Gil (2008), Puck (2007), Paiva
(2014), entre outros.
Descrição:
MONTEIRO, N. M. Leitura na Educação de Jovens e Adultos: dificuldades e perspectivas. 2016. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2016.