Resumo:
Ensinar uma Língua Adicional não se restringe apenas a aspectos gramaticais e
fonológicos, mas também engloba elementos culturais e sociais do povo da língua alvo.
Com o advento da globalização da informação, faz-se necessário repensar as formas de
aprender e ensinar o Espanhol, pois o professor de hoje não pode limitar-se ao uso de
livros didáticos, sendo preciso despertar o interesse de seus alunos por meio de recursos
que estimulem a compreensão do conteúdo como um todo. Nesse contexto, a música
pode ser convertida em um material potencializador e/ou promotor da
interculturalidade, permitindo ao aluno assimilar e compreender a cultura Hispânica
como forma de conseguir uma aproximação entre a língua materna e a língua
estrangeira em estudo. Desse modo, a partir de uma pesquisa bibliográfica, este trabalho
objetiva promover a reflexão e o incentivo aos professores de espanhol em formação –
no tocante à utilização da música como um excelente recurso pedagógico capaz de
estabelecer uma integração entre a cultura e o ensino da Língua Espanhola.
Descrição:
GALDINO, T. A. A música como recurso promotor de interculturalidade em aulas de língua espanhola. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.