Resumo:
O presente trabalho acadêmico traz discussões sobre a Dislexia frente à Inclusão na Educação.
Tem como objetivo provocar reflexões sobre as práticas pedagógicas e os princípios da
alteridade, no sentido de questionar a forma de atendimento aos discentes que vivenciam a
problemática na sala de aula regular frente às políticas públicas de Inclusão. As teorias aqui
abordadas envolvem questões de leis da Inclusão, Educação Especial, Conceitos de Dislexia,
Multiletramento (ROJO; MOURA, 2012). A pesquisa originou-se de nossas ações
pedagógicas oriundas das experiências que promoveram as reflexões que apresentamos, posto
que, são frutos da experiência prática como coordenadora do TANGRAM – Central de
reforço e acompanhamento escolar – e das leituras acadêmicas durante o Componente
Curricular “Educação Especial” do Curso de Licenciatura em Pedagogia – UEPB. A
experiência foi importante, pois acreditar nos sujeitos da pesquisa foi o ponto base para que a
proposta inclusiva fosse estabelecida.
Descrição:
TELES, R. M. R. D. Educação inclusiva e dislexia: reflexões sobre a experiência no TANGRAM. 2017. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.