Resumo:
Este trabalho tem o objetivo de mostrar o que foi produzido durante os encontros com os
alunos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e de que forma as aulas
foram construídas a fim de possibilitar o ensino do espanhol de forma dinâmica. As turmas
que se submeteram ao projeto puderam ter um contato mais aberto com a língua espanhola,
estudando todos as modalidades do gênero textual carta, das mais tradicionais até as
relacionadas com as novas tecnologias. O trabalho foi desenvolvido com uma turma do 1° ano
do ensino médio, sendo necessários onze encontros com aulas expositivas e dialogadas para o
cumprimento dos objetivos pré-estabelecidos. A receptividade dos alunos foi satisfatória,
apesar da conclusão inicial apontar dificuldades com o espanhol. Contudo, a continuidade do
programa foi eficaz e possibilitou um resultado melhor ao final de cada encontro, deixando
um legado bastante positivo ao final do projeto. O estudo do gênero textual carta e suas
abrangências foi um fator preponderante para o sucesso das aulas. O público-alvo pôde
experimentar um maior contato com a língua estrangeira e mais facilidade na escrita e na fala,
permitindo que os problemas básicos com a língua fossem amenizados e os alunos tivessem
uma boa vivência cotidiana com o espanhol.
Descrição:
VIEIRA, T. das G. D. El género textual 'carta' en las clases de lengua española: reflexiones sobre una experiencia didacta-metodológica aplicada a través del PIBID. 2017. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.