Resumo:
O presente artigo tem por objetivo apresentar um relato de experiência com a vivencia de
jogos no Componente Curricular Concepção e Metodologia da Alfabetização para discutir a
importância dos jogos pedagógicos no processo de formação da professora alfabetizadora.
Trata-se de uma experiência da minha própria formação, enquanto aluna do Curso de
Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba. Neste artigo se discute a relevância dos jogos
como recurso didático. Buscamos respaldos em estudos realizados por Almeida (1995),
Moyles (2002), Garcia (2015), Oliveira (2011) entre outros. A metodologia define-se por um
relato de experiência ocorrido durante os encontros semanais, com o conhecimento de várias
metodologias de ensino, procurando aprender, como os jogos podem ser utilizados em sala de
aula, principalmente com alunos que estão vivenciando o processo de alfabetização. A partir
da temática em estudo, pretendemos contribuir com o retorno teórico acadêmico para o curso
de pedagogia, ampliando as discussões acerca da importância dos jogos pedagógicos na
formação da professora alfabetizadora.
Descrição:
FARIAS, R. G. de. Jogos pedagógicos no processo de formação da professora alfabetizadora: uma experiência curricular na formação acadêmica do Curso de Pedagogia da UEPB. 2017. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2017.