Resumo:
Contextualizar a educação como instrumento de ressocialização aos apenados nos
presídios, em especial, os do sistema carcerário de Campina Grande-PB, vem a ser
o objetivo deste estudo. Para tanto, utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica via
construções doutrinárias, estudos acadêmicos, periódicos, dentre outros elementos
para identificar a magnitude que os efeitos da educação podem causar na
ressocialização das penitenciárias, como o Complexo Penitenciário do Serrotão,
localizado em Campina Grande-PB. Como problema, analisa-se se as práticas de
ressocialização, no âmbito educacional, dos apenados de Campina Grande – PB
estão ocorrendo de forma eficaz enquanto instrumento que possibilita a
ressocialização. Objetiva-se aqui, de maneira geral, analisar o contexto da educação
como um dos instrumentos para ressocialização do apenado no sistema carcerário
da Penitenciária Regional Raimundo Asfora e, forma específica, analisar os limites
da concretização das políticas públicas de educação pelo Estado e delinear os
programas de ressocialização de cunho educacional na Penitenciária Regional
Raimundo Asfora. Para tanto, investimentos para dar um melhor suporte, dentre
outras parcerias de cunho educacional são importantes para este problema ser
diminuído.
Descrição:
OLIVEIRA JÚNIOR, Salmy Rodrigues de. Ressocialização no contexto prisional: a educação como instrumento de reintegração. 2018. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.