Resumo:
O tema que norteia esta pesquisa trata da inclusão escolar. Tem por objetivo refletir sobre a
inclusão de alunos com deficiência visual matriculados em escolas regulares da rede pública
de ensino. A metodologia utilizada se caracteriza como descritiva de abordagem qualitativa,
realizada por meio de um estudo bibliográfico. Os artigos foram publicados entre 2006 e 2016
no Scientific Eletronic Library Online (SCIELO Brasil). Para tanto, buscamos identificar
aspectos voltados à utilização de recursos ópticos e equipamentos por alunos com deficiência
visual; recursos didáticos adaptados; a relação entre escola e família; e a interação e
habilidades desses alunos. Concluímos então, que é possível dizer que a inclusão do aluno
com deficiência visual na escola regular ainda não acontece de forma satisfatória, fazendo
com que seu rendimento escolar seja afetado, e o aluno se sinta desestimulado, incapaz ou até
mesmo excluído no ambiente escolar.
Descrição:
ROCHA, E da S. Inclusão do aluno com deficiência visual na escola regular: uma revisão bibliográfica. 2018. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.