Resumo:
Pautando-se na necessidade de compreender a importância das cores na didática pedagógica nos anos iniciais da educação básica, visualizando tal estudo como um instrumento de relevância social na comunidade observada, o presente artigo tem por finalidade analisar o papel desempenhado pelas cores no espaço escolar e a sua relação com o processo ensino-aprendizagem das crianças da educação infantil acolhidas pela Creche pública da cidade de Nova Palmeira-PB, fazendo-se pertinente estabelecer olhares acerca das diferentes expressões emocionais, de comportamentos e atitudes individuais anunciadas pela interferência de determinadas tonalidades e pinturas criadas pelos alunos e alunas da turma observada. Metodologicamente, este artigo encontra-se conduzido pela análise e interpretação de pinturas, fotografias, diário de campo e revisamento bibliográfico. Sendo assim, os principais conceitos e embasamentos teóricos que norteiam este texto fazem referência às contribuições de Bédard (1998), Borba (2008), Freitas (2007), Farina (2006), Vieira (2015), dentre outros.
Descrição:
ALMEIDA, I. M. de. Cores e encantos: as artes visuais na Creche Municipal Luzia Mescês do Amaral, na cidade de Nova Palmeira - PB. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.