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Controle e fiscalização da publicidade de alimentos para crianças

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dc.contributor.author Vieira, Ana Paula Cassimiro
dc.date.accessioned 2019-05-27T18:44:33Z
dc.date.available 2019-05-27T18:44:33Z
dc.date.issued 2018-09-16
dc.identifier.other CDD 649.3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19462
dc.description VIEIRA, A. P. C. Controle e fiscalização da publicidade de alimentos para crianças. 2018. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Prática Judicante) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. [Monografia] pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo tem por objetivo abordar os aspectos do controle e fiscalização da publicidade de alimentos voltadas ao público infantil. O trabalho em primeiro analisa o desenvolvimento da ampliação da matéria do Direito à Alimentação, destacando-se como o controle do marketing passou a ser exercido nesta matéria, e em especial no ambiente escolar. É realizada a abordagem do processo de desenvolvimento cognitivo para a compreensão da especialidade da matéria e da proteção do mercado infantil quando comparados aos demais consumidores, reconhecendo a sua hipervulnerabilidade. Apesar da inexistência de uma legislação específica que englobe a publicidade infantil, o ordenamento jurídico brasileiro contempla normas que podem e são utilizadas como fundamento para a proteção da criança como consumidora, através de disposições na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e do Adolescente, no Código de Defesa do Consumidor e de tratados internacionais de Direitos Humanos. Ao dispor na Lei nº 8.079/90, sobre publicidade abusiva e enganosa considera ilícitos comerciais que se valham ou manipulem o universo lúdico infantil. É analisado os mecanismos que atuam no controle e na fiscalização publicitária no sistema misto brasileiro: a regulação estatal e a autorregulamentação por parte do próprio mercado, através do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária e de Compromissos Públicos assumidos em responsabilidade com a proteção da criança no mercado de consumo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Osvaldo Freitas de Teixeira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Publicidade pt_BR
dc.subject Direito da criança pt_BR
dc.subject Publicidade infantil pt_BR
dc.subject Regulamentação publicitária pt_BR
dc.title Controle e fiscalização da publicidade de alimentos para crianças pt_BR
dc.type Other pt_BR


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