Resumo:
O presente estudo tem por objetivo abordar os aspectos do controle e fiscalização da
publicidade de alimentos voltadas ao público infantil. O trabalho em primeiro analisa o
desenvolvimento da ampliação da matéria do Direito à Alimentação, destacando-se como o
controle do marketing passou a ser exercido nesta matéria, e em especial no ambiente escolar.
É realizada a abordagem do processo de desenvolvimento cognitivo para a compreensão da
especialidade da matéria e da proteção do mercado infantil quando comparados aos demais
consumidores, reconhecendo a sua hipervulnerabilidade. Apesar da inexistência de uma
legislação específica que englobe a publicidade infantil, o ordenamento jurídico brasileiro
contempla normas que podem e são utilizadas como fundamento para a proteção da criança
como consumidora, através de disposições na Constituição Federal, no Estatuto da Criança e
do Adolescente, no Código de Defesa do Consumidor e de tratados internacionais de Direitos
Humanos. Ao dispor na Lei nº 8.079/90, sobre publicidade abusiva e enganosa considera
ilícitos comerciais que se valham ou manipulem o universo lúdico infantil. É analisado os
mecanismos que atuam no controle e na fiscalização publicitária no sistema misto brasileiro: a
regulação estatal e a autorregulamentação por parte do próprio mercado, através do Conselho
Nacional de Autorregulamentação Publicitária e de Compromissos Públicos assumidos em
responsabilidade com a proteção da criança no mercado de consumo.
Descrição:
VIEIRA, A. P. C. Controle e fiscalização da publicidade de alimentos para crianças. 2018. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Prática Judicante) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. [Monografia]