Resumo:
A presente pesquisa trata da educação infantil como responsabilidade
primordial da família e de forma suplementar do Estado. O tema está proposto
na Constituição Federal de 1988. A referida proposição discorre sobre os em
bates atuais da alegada educação. De forma crítica construtiva, apresenta a
grande problemática enfrentada pelas famílias da sociedade contemporânea,
bem como propõe, de forma Legal, caminhos que podem amenizar os choques
ora presenciados entre a família, a sociedade e o Estado. A presente obra
desenvolve a discussão começando pelo significado da palavra educação,
buscando seu significado na fonte do vocábulo que ora diga-se verte do latim.
Tendo sua origem formada pela junção de duas palavras: exquee ducere. Daí
então se passa ao desenrolar do tema ora proposto, onde, educar é o ato de
instruir e ensinar pessoas. O trabalho em tela mostra as celeumas entre as
instituições responsáveis pela educação da criança, demonstrando que em não
poucos momentos um instituto tem violado o direito do outro e que, neste meio
tempo, a família é a que mais tem sofrido nos choques da atualidade. Depois
de razoar sobre os diferentes tempo e épocas, o presente escrito demonstra
que há distinção entre a função dos mesmos entes e que cada um deve
respeitar a área de atuação do outro, principalmente o Estado como a pessoa
mais forte nesta descrita relação. Depois disto, a conclusão da presente obra
apresenta de forma sutil e modesta, o seu parecer sem com tudo, afirmar de
forma categórica o que tem de ser.
Descrição:
ASSIS, L. C. de. Educação infantil: o dever complementar do Estado em relação à família. 2018. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Prática Judicante) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. [Monografia]