Resumo:
O presente trabalho tem por objetivo analisar o processo de educação do surdo no Brasil, assim como as legislações pertinentes e os efetivos resultados observados a partir das políticas públicas de educação inclusiva. Observando-se o crescimento da população surda no Brasil e da subsequente necessidade em lhe oferecer a educação de maneira democrática e igualitária. A partir do levantamento literário foi estabelecida a necessidade de se avaliar o processo de reconhecimento do ensino de LIBRAS e as sucessivas ações procedidas, a fim de implementar essa modalidade de ensino e fornecer suporte adequado à comunidade surda no reconhecimento dos seus valores. A partir do presente artigo, busca-se refletir os efeitos do preconceito social no reconhecimento tardio da cultura Surda e na morosidade em adotar políticas mais incisivas para a promoção de profissionais tradutores intérpretes de língua de sinais nas salas de aula.
Descrição:
ARAÚJO, H. V. de. Os desafios do ensino de libras e a falta de profissionais nas redes de ensino do Brasil. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.