Resumo:
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um tema que vem sendo discutido por diversos
profissionais da área de educação e saúde, porém, ainda é um tema atípico perante a
sociedade. Apesar das leis que asseguram os direitos dos Autistas, os familiares ainda
enfrentam dificuldades para conseguir incluí-los em diferentes áreas. Uma das áreas
primordiais é a inserção nas escolas, pois, a socialização dentro das instituições escolares
promove o desenvolvimento da aprendizagem de forma significativa. Diante disso, a pesquisa
objetivou em descrever os desafios e relevância da psicopedagogia junto à criança autista por
meio de uma observação participante que ocorreu no período de outubro e novembro de 2018,
em uma instituição escolar municipal na cidade de Campina Grande no estado da Paraíba. A
observação participante foi descrita contextualizando com pensamentos teóricos que discutirá
os desafios da inclusão escolar de crianças autistas e o papel do psicopedagogo diante desse
processo. No estudo foram enfatizadas a partir da observação sugestões para que a inclusão de
crianças com TEA aconteça integralmente nas escolas, destacando a importância de
intervenções psicopedagógicas para o processo de ensino e aprendizagem de crianças com
TEA.
Descrição:
MOTA, R. R. F. da. Desafios e relevância da psicopedagogia junto a crianças com TEA. 2019. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.